
Tecnicas de detecçao de avarias
Técnicas de detecção e reparação de avarias
Nesta secção irão estar todas as técnicas de detecção e reparação de avarias conhecidas pelos criadores do site. Com esta secção esperamos ajudar algumas pessoas que tenham os problemas aqui relatados com as respectivas soluções, pedimos desculpa se não encontrarem a informação desejada.
Pedimos desculpa desde já, caso não encontre e/ou resolva o erro.
Menu:
-
O Computador não liga------------------------------------------>O Computador Não Liga
-
O Computador Liga mas não dá imagem---------------------->O Computador Liga mas não dá imagem
-
O Computador Liga mas Encrava------------------------------->O Computador Liga mas Encrava
-
O Computador Liga mas está constantemente a Reiniciar--->O Computador esta Sempre a Reiniciar
Nota: Antes de escolher e premir uma hiperligação certifique-se que tem conhecimento da informação escrita nesta página mais abaixo.
Cuidados a ter na reparação dos computadores
-
Certifique-se que não existem problemas com os cabos.
-
Certifique-se que não existem problemas de software.
-
Verifique os problemas relacionados com o sobreaquecimento.
Nota: Antes de tomar uma atitude, convém pensar calmamente e certificar-se que toma a acção correcta.
A primeira reparação
-
Faça cópias de segurança do(s) disco(s);
-
Remova os cabos sempre que necessário;
-
Coloque o monitor num lugar seguro;
Nota: Mantenha sempre a calma, qualquer pessoa pode reparar um computador com um alto grau de confiança e sair-se bem na maioria dos casos.
Problemas com os cabos
-
Cabos desligados, mal ligados e defeituosos causa mais problemas que tudo o resto.
-
A confusão dentro de um computador pode fazer com que se esqueça de ligar algum componente que haja alguma ligação defeituosa (na montagem de um computador quando colocar a fonte de alimentação tenha atenção para ligar os cabos aos componentes correctos de forma organizada e simples verificando se todos os cabos necessários estão ligados correctamente).
Componentes imcompativeis
-
Deve sempre verificar a compatibilidade na documentação do fabricante dos componentes existentes no computador, caso contrário poderá ocorrer erros ou até mesmo danificar o hardware (isto é válido na compra de hardware, convém saber sempre se o hardware é compativel antes de comprar).
Problemas no arranque
-
Verificar que o cabo da corrente está ligado e se a tomada tem corrente;
-
Se estão a ser usados equipamentos UPS Verifiquem se estão ligados;
-
Verifique se o cabo ATX principal da caixa está correctamente ligado à motherboard e se os pinos estão a fazer contacto;
-
Verifique se o cabo do botão de ligar está correctamente ligado.
Caso o computador arranque normalmente, mas o monitor permanece sem imagem
-
Verifique que o monitor tem corrente e que o cabo de vídeo está correctamente ligado.
-
Verifique se os controlos de brilho e o contraste estão configurados correctamente.
-
Retire o cabo de vídeo e verifique se não existem pinos partidos ou danificados. Verifique também se a entrada não está obstruída.
-
Se o computador usa uma placa de vídeo mas a motherboard possui também uma placa de vídeo "on-board", verifique se o cabo de vídeo está ligado á etrada correcta.
Quando se liga à corrente, a luz da drive de disquetes liga e o computador falha o arranque (PCS com drive)
-
Verifique se o cabo da drive está correctamente instalado.
-
Se o cabo estiver correctamente instalado, pode estar defeituoso. Desligue-o e tente arrancar o computador de novo, caso o sistema arranque, substitua-o.
-
Se as duas situações anteriores não resolverem o problema substitua a drive de disquetes.
Nota (para computadores mais antigos): Se na BIOS está definido o arranque pela drive de disquetes e se esta contém uma drive inserida o computador não arranca. Retirar a disquete.
Caso o monitor mostre a mensagem de arranque da BIOS, mas não arranca nem mostra qualquer mensagem de erro
-
Isto pode ser um erro normal, reiniciar o sistema pode resolver a situação.
-
Se ao reiniciar não tiver resolvido o problema, deve-se entrar na BIOS, reverter para as opções padrão, gravar as alterações e reiniciar novamente o sistema.
-
O computador pode não estar a aceitar o teclado. Se este está ligado a uma interface USB, mude temporariamente para PS/2 (outro tipo de entrada de teclado mais antiga). Certifique-se que o teclado não está ligado à interface do rato e vice-versa.
-
Se o computador ainda falha o arranque, verifique as opções da BIOS, particularmente as opções CPU Speed, FSB Speed e memory timings.
Caso o monitor mostre a mensagem "No Boot Device, Missing Operating System", ou algo parecido
-
Significa que a drive de arranque está instalada e acessível, mas o computador não consegue arrancar porque não existe nenhum sistema operativo nessa drive. Se necessário, instale-o.
-
Verifique todas as ligações de dados e energia. Se o disco é do tipo ATA, verifique os pinos de configuração e se o tipo for do tipo master/slave corresponde ao pretendido.
Caso o sistema recuse a arrancar de uma das drives de leitura óptica
-
Se nenhum dos passos anteriores resolve o problema, verifique se todos os cabos estão a funcionar de modo correcto e se ainda assim o problema de modo correcto e se ainda assim o problema se mantém, substitua as drives de leitura óptica.
-
A seguir, deve-se desligar todas as drives excepto o disco que está configurado como primary master e a drive por onde se pretende arrancar. Reinicie o computador.
-
Se apesar de tudo o problema persiste, ligue o disco e a drive à interface primary ATA, com o disco definido como master e a drive óptica definida em slave.
-
Se continuar a ter o mesmo problema, deve substituir as drives.
Caso o computador ligue, mas ouve-se um ruído forte
-
Este problema é causado na maioria das vezes por um defeito nas ligações ás ventoinhas de arrefecimento do computador. Examine todos os cabos da caixa e verifique que nenhum deles está em contacto com uma das ventoinhas. Se não consegue detectar nenhum contacto entre cabos e ventoinhas, substitua-as.
-
Mais raramente, o problema pode dever-se a um defeito no disco rígido. Por vezes o disco pode libertar mais ruído do que seria normal. A única alternativa consiste na substituição do disco.